Carta aos Profissionais do Reino do Brasil

Uberlândia, 15 de março de 2020

Caríssimos Profissionais do Reino,

A Comissão Nacional de Profissionais (CNP) vem relembrar, com muita alegria, nosso lema de 2020, assim como, os direcionamentos que Deus deu aos Profissionais do Reino (PdRs) no Encontro Nacional de Lideranças ocorrido na cidade de São José dos Campos/SP em setembro de 2019 e no Workshop dos Profissionais do Reino no ENF 2020.

O tema da primeira pregação no Encontro de São José dos Campos foi: “O Chamado e a entrega do Profissional do Reino”.  A passagem de  Romanos 11,29 revela que os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis, portanto, não podem ser anulados. Na palavra de Jeremias 1, 4-7, o Senhor nos chama para sermos seu reflexo e sua voz nos lugares em que Ele nos enviar, somos também chamados a sermos suas sentinelas. A resposta que precisamos dar ao Senhor é: “eis-nos aqui”, mantendo-nos, assim, como servos de Deus; pois, o Senhorio de Jesus acontece na nossa missão à medida que nos colocamos como servos. No Evangelho de João 14, 12 Jesus nos fala: “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.” A palavra crer deve ser entendida como “acreditar, confiar e comprometer-se”. Muitas vezes nós acreditamos, mas não confiamos e não nos comprometemos. Por isso, nós, PdRs, devemos pedir ao Senhor Jesus para agir no nosso servir, a fim de que o seu Senhorio nos faça servos que acreditem, confiem e comprometam-se e que assumam a vocação de Profissionais do Reino, servindo e promovendo o próximo através do nosso trabalho.

A segunda pregação do Encontro foi: “Sustentado pela fé e pela graça”. O Pregador disse que há um mover do Senhor para que a Missão dos Profissionais do Reino seja o maior posto avançado da Renovação Carismática Católica e que precisamos tomar posse desse mover. PdRs, nós somos obra do Espírito Santo, profetas desse tempo, sejamos para a sociedade o que Deus deseja para nós: produzamos frutos. Em Gálatas 5,19-25, somos convocados como cristãos a colocar as sementes e organizar a semeadura. O nosso trabalho é semear, Deus fará a semente germinar e dar frutos.

O último tema pregado em São José dos Campos foi: “Missão e Perseverança”. Isaias 44, 21 diz: “Lembra-te dessas coisas, Jacó! Recorda-te, Israel, que tu és meu servo. Eu te formei, tu és meu servo, Israel, não posso esquecer-te.” Essa passagem bíblica ratifica que os PdRs são servos de Deus e foi o Senhor quem nos formou.

No Workshop dos Profissionais do Reino realizado no ENF 2020, o chamado que Deus faz aos PdRs foi mais uma vez confirmado. O Presidente do Conselho Estadual da RCC-SP, Marcelo Maragon, declarou que os PdRs são uma brilhante estratégia do Espírito Santo e um ponto estratégico na evangelização carismática. Maragon levou-nos a seguinte reflexão: “Somos profissionais do Reino e o Reino é constituído de 04 elementos: riqueza, população, exército e território. Os três primeiros nós já possuímos: Temos todo o povo da RCC, temos militantes e recebemos muita riqueza em forma de dons e talentos visando o bem comum. Falta-nos conquistar territórios. A hora é de nos expandir e trata-se da expansão da própria RCC, pois existem muitas profecias falando que a Renovação vai dobrar de número; não temos mais para onde ir senão avançarmos para a sociedade. Repito: os Profissionais do Reino são uma brilhante estratégia do Espírito Santo para estes tempos. Não precisamos de duas estratégias, Deus já nos enviou uma e está chama-se Profissionais do Reino. Precisamos fazer o que nos foi ordenado, construir mais Grupos de Profissionais do Reino (GPRs) e não só isso, construir postos avançados de evangelização no mundo todo. Conquistar territórios que nunca foram conquistados! Somos chamados a ser Profissionais do Reino, toda a RCC, todo o mundo precisa ser conquistado por esse chamado”. Ele também nos motivou dizendo que teve a seguinte visualização quando orava por nós diante do ícone de Nossa Senhora de Pentecostes: “Deus estava derramando um azeite novo, enchendo nossas lâmpadas, um azeite fresco para iluminar a muitos e para a salvação das almas.” Ele também nos incentivou: “Vamos nos expandir, alargar as tendas. O Senhor fez uma convocação, não devolva o que o Senhor te confiou. O Senhor está dando compreensão sobre o chamado dos Profissionais do Reino. Vamos até os territórios mais longínquos. Faça o que o Senhor te confiou e não coloque o dedo na obra de Deus, você precisa ser aquilo que o Espírito Santo sonhou para você, para que a Graça não se altere. Creia: O Espírito Santo quer acender você, quer que você dê passos com ousadia e parresia! Nossa Senhora está à frente da Renovação, à frente dos Profissionais do Reino! A Renovação quer ver os frutos do trabalho dos Profissionais, então, precisamos conquistar territórios, colher os frutos para entregá-los a Jesus e a Renovação Carismática Católica. É importante o que passou, mas mais importante agora é avançar, mostrar com ações práticas, a potência evangelizadora dos Profissionais do Reino. Este ano será maravilhoso e ano que vem haverá muito mais pessoas assumindo esta convocação, este chamado. Vamos entregar a Renovação todos os frutos, uma abundante colheita!”

A formação “O trabalho aos olhos de Deus: Reflexões a partir da Laborem Exercens ministrada em nosso Workshop no ENF2020 levou os participantes a ampliarem o sentido que o trabalho possui e a se apropriarem do que representa o trabalho aos olhos de Deus:  “o trabalho humano é uma participação na obra de Deus, um prolongamento da obra do criador, um serviço aos irmãos e uma contribuição pessoal (de quem trabalha) para a realização do plano providencial de Deus na história. (Carta Encíclica de João Paulo II: Sobre o Trabalho Humano – “Laborem Exercens”)

Outro direcionamento importante foi dado na pregação “Transformai-vos para a missão”. O pregador nos provocou a nos prepararmos para a missão com os seguintes recursos citados em Atos dos Apóstolos 19,11-16: a Autoridade, o Poder, a Profundidade, a Intimidade e a Sintonia. Na passagem de Lucas 5,1-11, o Senhor nos convida à ousadia ao avançarmos para águas mais profundas, lançando novamente as redes por causa da sua palavra; Deus nos chama a algo a mais do que somente nos reunir para orar.

Na pregação intitulada: “A espiritualidade do Profissional do Reino”, experimentamos a forte Misericórdia Divina. O Senhor nos convidou a guardar nossos corações dentro do Coração de Cristo. Essa dinâmica tinha o objetivo de nos fazer sentir falta de Jesus como se nos faltasse o nosso próprio coração e essa ausência nos faria voltar para Cristo através da Oração Pessoal, da Santa Missa, da Adoração ao Santíssimo Sacramento e da Leitura Orante da Palavra de Deus. Concluímos que as práticas espirituais nos levam a ter uma profunda amizade com Cristo e são momentos em que o Senhor nos cura, abrasa nossos corações e nos tira do desânimo e da acomodação. Profissionais do Reino, sintamos nossos corações abrasados ao vivermos uma nova intimidade com Deus a fim de que sejamos vibrantes anunciadores do Evangelho. Participemos da Eucaristia com fé, pois ela é a presença real de Jesus. Cristo está vivo! Nós, PdRs somos chamados a termos fé porque sem fé pouco Jesus pode fazer por nós! Renunciemos toda tibieza – que causa horror a Jesus – e sejamos filhos e filhas que consolam o Coração Misericordioso de nosso Deus! Peçamos a intercessão da Beata Helena Guerra para que o Espírito Santo nos faça novos!

Os testemunhos do poder de Deus na missão dos PdRs foram apresentados pela Representante Estadual dos Profissionais do Reino de São Paulo, Roberta Martins e pela Coordenadora do GPR de Sal da Terra e Luz do Mundo de Formiga/MG, Joseane Fernandes. Elas testemunharam a ação de Deus em seus GPRs e fizeram um importante convite: agirmos com docilidade e confiança diante das dificuldades e questionamentos a respeito de nossa Missão e usarmos nossos dons à serviço de toda Igreja.

No final do Workshop, a Coordenadora Nacional dos Profissionais do Reino, Cláudia Cunha, apresentou-nos direções concretas para avançarmos na nossa Missão. Ela nos convocou a sair de nossa zona de conforto, a sermos Igreja em saída, como pede o Santo Padre o Papa Francisco, pois de fato este é o tempo de nos expandir, de conquistar territórios, de dar frutos. Não podemos mais ficar somente voltados para nossos grupos, mas precisamos ser missionários e divulgar os Profissionais do Reino. Cláudia nos convidou a assumirmos nossos postos e a deixarmos que o Espírito Santo – protagonista de toda ação missionária – nos oriente e nos conduza. Nossa coordenadora nos impulsionou a avançar para águas mais profundas, a evangelizar inclusive nos locais onde já existem GPRs para que seus membros saiam em missão e outros GPRs sejam fundados nas cidades próximas da sua diocese. Ela chamou os PdRs para serem dóceis a ação do Espírito Santo e abertos a sua vontade. Cláudia Cunha nos encorajou a permanecermos firmes mesmo diante das batalhas. Ela nos exortou a não fazer ações tímidas no Projeto 1º de Maio: de Deus é o nosso trabalho 2020, mas nos estimulou a pedir ousadia ao Espírito Santo e a nos deixar mover por Ele, pois se trata de conquistar almas para Cristo e, também, de nossa própria salvação.

A Comissão Nacional dos Profissionais em oração escolheu como lema para o ano de 2020 o versículo 3 do Salmo 26: Se todo um exército se acampar contra mim, não temerá meu coração. Se se travar contra mim uma batalha, mesmo assim terei confiança.” Pretendemos, com essa palavra, animar os membros dos Grupos de Profissionais do Reino de todo o Brasil a se colocarem em corajoso protagonismo para solidificarmos nossa missão evangelizadora, mais especificamente dentro da RCC/BRASIL e, assim, contribuir para a transformação de vidas. O Senhor nos chama, então, a desafiarmos o medo e a timidez e a depositarmos n’Ele nossa confiança. Estamos caminhando rumo a “Terra Prometida” e já estamos perto de alcançá-la, por isso, Profissional do Reino, revigore suas forças, seja destemido e ousado pelo poder que emana de Deus, através do Espírito Santo e, como Nossa Senhora, proclame: “Eis me aqui”, sendo Igreja em saída que caminha com os pés ligeiros ao encontro do próximo para servir. Todo exército recebe as instruções do seu general, portanto, todo Profissional do Reino deve ter momentos de escuta a Deus e de meditação da sua Palavra a fim de avançar constantemente, sem medo de colocar em prática sua missão. Ezequiel 1, 12 diz: “caminhe para a frente, indo para o lado aonde o Espírito de Deus impelir.”  Tenha a atitude de quem avista com alegria e coração decidido a Terra Prometida, coloque-se em marcha, pois a glória do Senhor está sobre os PdRs.

Conhecer o Texto-Base dos Profissionais do Reino nos ajuda a colocar em prática as orientações e os direcionamentos que constituem nossa missão. Por este motivo, todos os PdRs são convocados a estudar minunciosamente esse documento.

Os direcionamentos apresentados são inspiração e confirmação de Deus para vivenciarmos o tema que direciona os trabalhos de evangelização da Renovação Carismática Católica do Brasil em 2020:  Transformai-vos pela renovação do vosso espírito” (Rm12, 2), que destaca a importância da decisão de cada homem e de cada mulher em buscar a santidade a partir da experiência transformadora do batismo no Espírito Santo. Essa moção foi confirmada através da visualização da camada mais interna da Terra. O discernimento é de que precisamos ir mais fundo e sair da superficialidade.   Destacamos nesta carta as moções, as passagens bíblicas e os principais pontos para serem trabalhados ao longo de 2020 em nossas comunidades de profissionais. PdRs, levem com confiança e alegria estes direcionamentos para os GPRS e GOTs a fim de que seus membros se sintam encorajados e amados por Deus.

A Comissão Nacional de Profissionais quer, então, reafirmar que é tempo de avançar, com ousadia e com a certeza da vitória. PdR clame ao Espírito Santo que suscite em você e nos membros do seu grupo ações que propaguem a missão dos Profissionais do Reino, saia em missão em todas as cidades da sua diocese ou arquidiocese, prepare com toda a ousadia o Projeto Primeiro de Maio e todos os outros Projetos que Deus suscitar. O Senhor nos escolheu para fazer parte do seu exército e Ele marcha junto a nós, dando-nos unção para defender e propagar o seu Reino. Avancemos, avancemos, avancemos!

Comissão Nacional de Profissionais

Siga-nos nas redes sociais
CategoryDestaques

© Desenvolvido por Marques Company

Redes Sociais: